Biblioteca Policial: Estudos sobre Defesa e Segurança Social no Brasil

Os idealizadores

A idéia da Biblioteca Policial partiu dos Coronéis da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, Amauri Meireles e Lúcio Emílio do Espírito Santo. No ano de 2003, lançaram o livro Entendendo a Nossa Insegurança, que obteve boa repercussão no estado de Minas Gerais, chamando atenção também em outros estados brasileiros.

Como ambos possuem muitas publicações, resolveram criar um acervo virtual para compilar suas obras, geralmente relacionadas à Segurança/Insegurança e Defesa Social. A iniciativa se expandiu e tomou forma, passando a abranger produções intelectuais de diversos segmentos policiais e também das comunidades acadêmica e científica em geral.

Resolvidos os ajustes, estava criado o primeiro acervo de estudos sobre Segurança e Defesa Social do Brasil. Conheça um pouco mais sobre os idealizadores da Biblioteca Policial.

Amauri Meireles Amauri Meireles é Coronel da reserva da PMMG, ex-Comandante da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ex-professor da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, Ex-Superintendente da Guarda Prisional de Minas Gerais. Em 1988, lançou o Policiamento Distrital, origem do atual Policiamento Comunitário. Ministra palestras desde 1992 em escolas, empresas, quartéis, sindicatos e universidades, abordando, dentre outros, os temas de Insegurança Social, Violência; Defesa Social, Polícia Penal. É articulista, colaborador do jornal mineiro O Tempo. Livros publicados: Passageiro Presságio (1985), Entendendo a Nossa Insegurança (2003), O TEMPO e a Violência – 2007, A Polícia Penal no Contexto da Segurança Pública.

Lúcio Emílio Espírito Santo Lúcio Emílio do Espírito Santo, Coronel da Reserva da PMMG, desde 1997. Cargos que exerceu: Chefe da Divisão de Pesquisa da Academia (1987-1990), Subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Área Central de Belo Horizonte, (1990-1992), Comandante do 5º Batalhão Zona Oeste de Belo Horizonte, (1992-1994), Chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento da Capital (1994-1996), professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Tiradentes, em Uberaba, (1970-1979), professor de Metodologia Científica em diversos cursos da Academia (1984-1990), professor de Teoria de Polícia dos Cursos de Especialização em Segurança Pública (CESP) e Gestão Estratégica (CEGESP), de 1990 até 2000, e professor de História da Polícia Militar do Curso de Formação de Oficiais, em períodos alternados, durante a década de 90. Formado em Filosofia-Letras e pós-graduado em Teoria e Método em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Publicou, em co-autoria com Amauri Meireles, vários artigos na revista doutrinária “O Alferes” e o livro Entendendo a nossa insegurança, em 2004.

Biblioteca Policial
Rua Alagoas, N 976 - Ap 01, Savassi - Belo Horizonte - MG
E-mail: contato@bibliotecapolicial.com.br | Website: www.bibliotecapolicial.com.br
2017 Copyright Biblioteca Policial